Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

2008 – Curso de Jornalismo Ambiental é concluído com sucesso em Recife

Deixe um comentário

Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ-AL) e a Deutsche Welle Akademie, da Alemanha, concluem nesta sexta-feira o curso intensivo de jornalismo ambiental que realizam com profissionais do Nordeste. O evento, iniciado no último dia 14, em Recife, é preferencialmente voltado para pessoal do rádiojornalismo, e para quem está exercendo a profissão.

O curso busca contribuir para uma formação do jornalista /radialista na área ambiental, estimulando o planejamento e a produção de reportagens, enquetes, entrevistas e outras modalidades de comunicação. Os participantes buscam compreender as relações entre modelos de desenvolvimento, sistemas econômicos e o meio ambiente, realizam análise da atual situação ambiental a nível global, continental e regional e fazem avaliações das propostas apresentadas como solução para os problemas mais graves.
Além de jornalistas alagoanos, participam do curso em Recife, no Marolinda Cult Hotel, profissionais de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Brasília. O curso é ministrado por Arno Rochol, capacitador e coordenador de projetos da D.W. Akademie, e por Nina Gruntkowiski, jornalista, assessora e capacitadora.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e coordenador do NEJ-AL, Carlos Roberto Pereira, ressalta a importância do curso. Para ele, além de capacitar pessoal e trazer novos aliados para a temática do meio-ambiente, o evento ajuda a difundir ojornalismo ambiental no Nordeste, cuja atuação ainda é muito tímida, seja nos meios de comunicação comerciais ou nos veículos alternativos. “Esperamos que colegas de outros estados sigam o exemplo de Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso, que criaram núcleos para organizar os ecojornalistas e ampliar a cobertura nessa área”, afirmou o coordenador. Este ano, o NEJ-AL pretende realizar novos eventos que contribuam para a capacitação e o aperfeiçoamento dos ecojornalistas de Alagoas, bem como para ampliar os espaços sobre o meio-ambiente na mídia.
Anúncios

Autor: Redação

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s