Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Cidades e Soluções apresenta especial sobre Jornalismo Ambiental

Deixe um comentário

  • O Programa Cidades e Soluções apresentado pelo jornalista André Trigueiro, vai ao ar nesta quarta-feira (28/12/2011), a partir das 23h30min, e mostra o pioneirismo dos ecojornalistas gaúchos na abertura de novos e importantes espaços para os assuntos ambientais nas mídias e também seu importante papel na formação de futuros profissionais
  • EcoAgência – NEJ/RS
    Terça Ecológica é realizada ininterruptamente desde 1994

    Por Juarez Tosi, EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

    O programa Cidades e Soluções desta quarta-feira (28) homenageia o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS). Apresentado pelo jornalista André Trigueiro, o Cidades e Soluções vai mostrar o pioneirismo dos ecojornalistas do Rio Grande do Sul na abertura de novos e importantes espaços para os assuntos ambientais nas mídias e também seu importante papel na formação de futuros profissionais.

    O programa vai ao ar nesta quarta-feira, a partir das 23h30min, na Globo News (canal 40), com reapresentação no próximo domingo, dia primeiro de janeiro, às 21h30min.

    Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul é pioneiro no país na organização dos jornalistas que cobrem a área ambiental. Foi fundado em 22 de junho de 1990 e hoje constitui-se em referência nacional sobre jornalismo ambiental, com participação ativa nos principais eventos relacionados ao tema. O NEJ/RS foi o responsável pela criação da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, em 1998, e que hoje reúne mais de 500 profissionais de todo o país. Mais tarde, em 2.000, o Núcleo criou, durante a Semana do Meio Ambiente, em Porto Alegre, a Rede de Jornalistas Ambientais da América Latina e do Caribe (Redcalc).

    EcoAgência – Em 2003, durante o Fórum Social Mundial, o NEJ/RS instituiu a EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais, com o objetivo de cobrir o eixo temático de sustentabilidade no evento de caráter mundial que ocorria em Porto Alegre. Desde então, a EcoAgência  tem produzido  e distribuído material jornalístico sobre meio ambiente, para livre e ampla reprodução, contribuindo para a democratização da informação e o fortalecimento da causa ambiental.

    Sintonia da Terra – O NEJ/RS mantém, ainda, há quase dez anos, o programa de Rádio Sintonia da Terra, na Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e que vai ao ar às quartas-feiras, às 13h, e é disponibilizado para download no portal da EcoAgência. Além disso, o Núcleo de Ecojornalistas promove as Terças Ecológicas, um evento mensal realizado ininterruptamente desde 1994 e que reúne especialistas em determinado tema ambiental para debates abertos ao público. O último evento deste ano ocorreu no dia seis deste mês e debateu as perspectivas do movimento ambiental para a Rio + 20.

    Cursos – Também tem sido responsabilidade do NEJ/RS a realização de cursos de formação e qualificação de jornalistas para pautas de meio ambiente. Nos últimos anos, o NEJ/RS tem se emprenhado na realização e participação dos Congressos Brasileiros de Jornalismo Ambiental. Os quatro primeiros foram realizados em Santos (2005), Porto Alegre (2007), Cuiabá (2010) e Rio de Janeiro ()2011). Outra iniciativa do Núcleo, com a participação efetiva de sua ex-coordenadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ilza Maria Girardi, foi a criação, em 2003, da primeira cadeira de Jornalismo Ambiental no currículo oficial de uma universidade brasileira, a FABICO/UFRGS.

    Prêmios – E o reconhecimento para esse trabalho de inovação e pioneirismo tem sido a outorga de vários prêmios, entre eles, Prêmio ARI de Jornalismo, em 1992; Medalha Conservacionista da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, também em 1992; Prêmio Fepam de Jornalismo de 2005; Medalha José Lutzenberger da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 2006; Jornalista Parceiro FAE (Feira de Agricultores Ecologistas), em 2008; Medalha Cidade Porto Alegre, conferido pela Prefeitura da capital gaúcha, em 2010; e a Outorga da Comenda Porto do Sol, da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, também em 2010.

    O programa Cidades e Soluções vai exibir, ainda, entrevistas exclusivas com jornalistas que cobriram a Rio 92 e cobrirão no próximo mês de junho a Rio+20. Washington Novaes (O Estado de São Paulo), Mac Margolis (Newsweek) e Rene Capriles (Revista Eco21) explicam os cuidados que os profissionais devem ter na cobertura de grandes conferências da ONU, entre outras questões que interessam a categoria.

    Texto da Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais – http://www.ecoagencia.com.br

Advertisements

Autor: Redação

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s