Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Mostra de imagens sobre meio ambiente abre 35º Congresso Nacional dos Jornalistas

Deixe um comentário

Como parte da programação do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, na manhã desta quarta-feira, 7, houve a abertura da Mostra de Cartuns e Fotografias sobre Meio Ambiente no Condomínio Fecomércio – Acre. Organizada pelo diretor do Departamento de Imagem da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), André Freire, a mostra tem sua primeira edição e integra as atividades do V Encontro dos Jornalistas de Imagem (Enji).

 

Ao revelar as diversas contribuições do jornalismo para o meio ambiente no Brasil, a mostra apresenta, através de 71 imagens, fotografias, cartuns, gravuras e mensagens que vão da dramaticidade de uma criança caída na lama até sátiras bem humoradas da voracidade capitalista e seus malefícios à natureza. Cada sindicato estadual de jornalistas brasileiros indicou as obras que compõem a exposição.

Segundo Freire, a exposição tem de valorizar o jornalista de imagem por meio do foco ecológico. “A questão dos profissionais de imagem é séria. Hoje eles são explorados e têm condições de trabalho muitas vezes insalubres. É preciso atentar ao que sofre esse jornalista, pois a situação atual é extremamente degradante”, explica.

Para Celso Schröder, presidente da Fenaj, ações como a mostra visam incorporar o tema “meio ambiente” nas diversas categorias de jornalismo. “Não podemos restringir as pautas ambientais apenas ao chamado jornalismo ambiental, mas também a outros, como o econômico, por exemplo”, afirma.

Seguindo a programação, à tarde foi realizado o painel “Imagem Como Fonte de Informação na Era Digital”, com a participação de André Freire na mediação; Celso Schröder, que também é cartunista e professor do Curso de Jornalismo da PUC do Rio Grande do Sul; Orlando Pedroso, da Associação dos Cartunistas do Brasil; Elson Sempé, professor de Fotografia da PUC-RS; e Paulo Cannabrava, Presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais (Apijor).

A abertura oficial do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas aconteceu às 20 horas, no AFA Jardim. Nesta quinta-feira, 8, a programação do evento continua às 8h30, no Auditório do Condomínio Fecomércio, com o Painel: “Políticas de Proteção das Florestas para o Equilíbrio Ambiental do Planeta”. A programação completa está disponível no endereço www.35congressodosjornalistas.org.br.

 
Fonte: Agência de Notícias do Governo do Acre – http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/geral/21487-mostra-de-imagens-sobre-meio-ambiente-abre-35o-congresso-nacional-dos-jornalistas.html – Texto de  Golby Pullig

Advertisements

Autor: Redação

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s