Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Rede BIOMAR promoveu oficina de Jornalismo Ambiental na Praia do Forte

Deixe um comentário

Jornalistas vindos de vários cantos do país foram convidados para participar da Oficina de Jornalismo Ambiental, promovida pela Rede Biomar, Rede de Projetos Ambientais patrocinados pela Petrobras. O encontro que aconteceu nos dias 04 e 05 de dezembro na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, reuniu jornalistas e profissionais dos projetos Baleia Jubarte, Tamar, Golfinho Rotador, Albatroz e Coral Vivo no anfiteatro do Centro de Visitantes do Instituto Baleia Jubarte.

 

Projeto Tamar: proteção - Foto: Carol Cotias

No primeiro dia de encontro, o palestrante Dr. Mauro Ainda, do Departamento de Oceanografia de UFPE, abriu a programação falando sobre a biodiversidade local e a importância da conservação para o Brasil e o mundo. Mônica Brick Peres, do Ministério do Meio Ambiente, palestrou sobre a importância da conservação da megafauna na manutenção da integridade dos ecossistemas. Da Centrotour, Paula Guino colocou em pauta a discussão do turismo sustentável, citando a Austrália como exemplo a ser seguido. Henrique Ilha, do ICMBio, levou o tema “Áreas Protegidas, importância para conservação/implantação”.

O segundo dia do encontro começou com o gerente de jornalismo da Rede Bahia, Giácomo Mancini, falando sobre a dificuldade e os desafios que os profissionais de imprensa enfrentam na hora de pautar temas ambientais e científicos na imprensa local, nacional e internacional. Representantes dos projetos Baleia Jubarte, Coral Vivo, Albatroz, Tamar e Golfinho Rotador também falaram sobre as espécies protegidas e o modo como atuam na proteção de cada uma delas.

Os jornalistas também fizeram uma visita guiada ao Centro de Visitações do Projeto Tamar, onde puderam conferir de perto o trabalho de preservação e conservação das espécies de tartarugas marinhas encontradas no litoral brasileiro.

 

 

Fonte: http://topdestaque.com/2012/12/10/rede-biomar-promoveu-oficina-de-jornalismo-ambiental-na-praia-do-forte/

Anúncios

Autor: Redação

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s