Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

FATMA faz homenagem aos vencedores do Prêmio de Jornalismo Ambiental

Deixe um comentário

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA, de Santa Catarina, fez a entrega oficial dos troféus aos vencedores do 5º Prêmio FATMA de Jornalismo Ambiental, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (12/12) na sede da Tractebel Energia, em Florianópolis, patrocinadora do certame desde a primeira edição, há cinco anos. Os vencedores estaduais foram as jornalistas Larissa Schmidt (RBS-TV Florianópolis) com uma reportagem sobre a destinação final do lixo exibida no programa Estúdio Santa Catarina; Gabrielle Bittelbrun, do Diário Catarinense, na categoria impresso, com uma reportagem sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; e o jornalista Marcelo Santos, da Rádio Catarinense AM-FM, de Joaçaba, com reportagem sobre programa de educação ambiental quanto à destinação adequada do óleo de cozinha.
Os jurados escolheram ainda duas matérias merecedoras de menção honrosa: em impresso, a de Emanuelle Gomes, do Notícias do Dia; e em radiojornalismo da jornalista Patrícia Gomes, da rede Acaert. Os vencedores do prêmio estadual nas três categorias ganharam prêmio em dinheiro de R$ 5 mil, além de troféu e certificado. Entre os 19 trabalhos escolhidos como finalistas pelos jurados, cujos autores receberam certificados, os vencedores ganharam troféus e houve duas vencedoras na categoria Telejornalismo na regional de Florianópolis, com um empate entre Larissa Schmidt e Marta Hernandes. Nesta edição foram 111 inscritos nas três categorias, com representantes das regionais de Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Tubarão e Rio do Sul.

Como novidade deste ano, o prêmio prestou homenagens também aos veículos. Foram homenageados o Jornal de Santa Catarina, como veículo que mais destina espaço ao tema Meio Ambiente; o jornal Município Dia a Dia pelo projeto Reciclar é legal, que valoriza a preservação do Meio Ambiente; o jornal Notícias do Dia pelo projeto Caminhos da Natureza, que estimula a preservação ambiental; e a RIC/Record como veículo que mais destina espaço editorial ao tema.

O presidente da FATMA, Murilo Flores, disse que o papel da instituição é o de estimular iniciativas que despertem a população para a importância da preservação ambiental e o compromisso com o futuro do planeta. Ele ressaltou que a premiação vem ganhando ano a ano o reconhecimento por parte dos profissionais de imprensa, com a inscrição de trabalhos de nível elevado a serem analisados pela comissão julgadora. “A questão ambiental é um tema essencial e a premiação daqueles que levam informação à população – os jornalistas -, por relatarem tão bem assuntos de cunho ambiental é a melhor forma de demonstrar a valorização que damos ao assunto”, ressaltou.

O presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni Torres, destacou a importância que a empresa dá ao tema da responsabilidade socioambiental e garantiu que se sente honrado em apoiar um prêmio jornalístico que estimula a produção de reportagens que enfatizem assuntos voltados à preservação ambiental. Zaroni aproveitou a ocasião para reafirmar a valorização e o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável. “A Tractebel procura sempre ir além das suas obrigações com questões ambientais e o Prêmio Fatma é mais um exemplo de ações que apoiamos e dão certo”, afirmou.

Além do patrocínio da Tractebel Energia, a iniciativa conta com o apoio institucional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina.

FINALISTAS 2012 POR REGIONAIS DA FATMA

CATEGORIA JORNAL IMPRESSO:

BLUMENAU
Ânderson Silva, Patrick Rodrigues, Barbara Carvalho e Aline Fialho (Jornal de Santa Catarina) – “Destino incerto”

CHAPECÓ
Lucimara Cardozo e Luan Vosnhak (Jornal Diário do Iguaçu) – “Usinas: oeste de energia e impacto”

FLORIANÓPOLIS
Gabrielle Vivian Bittelbrun; Alexandre Lenzi e Maurício Frighetto (Jornal Diário Catarinense) – “Serra do Tabuleiro: para conhecer e preservar” – vencedor
Emanuelle Gomes (Jornal Notícias do Dia) – “Lixo Eletrônico – perigoso e insustentável” – menção honrosa

JOAÇABA
Analu Slongo (O Jornal – Concórdia) – “Educar é o primeiro passo”

JOINVILLE
Rogério Kreidlow (Jornal A Notícia) – “A sujeira que dá lucro”

TUBARÃO
Gislane Cascaes e Wilson Boeing (Jornal O Regional Sul (Armazém) – “Reciclagem muda história de catador”

LAGES
Thomas Michel Antunes (Jornal Correio Lageano) – “Conservar uma região maior que Lages”

CATEGORIA TELEJORNALISMO:

CHAPECÓ
Emanuel José Vicenzi (EPAGRI-TV, Canal Terra Viva – Ouro Verde) – “Biodecompositores: lixo orgânico transformado em fertilizante natural”

FLORIANÓPOLIS
Larissa Schmidt/equipe: Ronaldo Bruchado e Marcos Schmitt (RBS-TV) – “Destinos do Lixo / Estúdio SC” – vencedora
Marta Hernandes Gomes/equipe: Rildo Medeiros, Regiane Salla e Gentil Jr. (RIC-SC) – “Lixo eletrônico: assunto global, uma questão familiar” – vencedora

ITAJAÍ
Almeri Cezino (TV Univali/ Canal Futura) – “Resíduos de Peixe”

JOINVILLE
Suelen Farias e Equipe (RIC-SC) – “Troca de lixo por brinquedo”

LAGES
Taina de Brito Borges e Alessandro Carrer (TV do Legislativo Municipal) – “O exemplo socioambiental de Vacaria”

MAFRA
Isabela de Fátima Schwengber (EPAGRI-TV, Canal Terra Viva – São Bento do Sul) – “Pagamento por serviços ambientais”

RIO DO SUL
Walfrid Neto e Alex Cole (imagens) (RIC-TV Record) – “Lixo Eletrônico”

TUBARÃO
Manuela Prá Sousa (Unisul TV) – “Projeto transforma óleo de cozinha usado em biodiesel”

CATEGORIA RADIOJORNALISMO:

JOAÇABA
Marcelo Santos (Rádio Catarinense AM-FM) – “De “Óleo” no Futuro” – vencedor

FLORIANÓPOLIS
Patrícia Gomes (Rede ACAERT) – “Reciclagem de lixo eletrônico” – menção honrosa

Publicado por:   Assessoria de Informação.

Advertisements

Autor: Redação

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s