Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

19 e 20/7: Curso de Jornalismo Ambiental no Gaia Village

Deixe um comentário

O curso de Jornalismo Ambiental busca atender uma demanda social, por compreender que as questões ambientais se tornam cada vez mais importantes na sociedade contemporânea. Além disso, o curso deseja preencher uma lacuna na formação de profissionais da comunicação e no próprio fazer jornalístico convencional e da grande imprensa, que nem sempre inclui a dimensão ambiental em suas pautas. O Jornalismo Ambiental tem como um de seus princípios integrar os diversos agentes sociais, visando garantir direitos e a justiça socioambiental.

Os temas abordados serão proferidos e ministrados pelas Jornalistas Eliege Fante, mestre em Comunicação e Informação, PPGCOM/UFRGS e, Ângela Camana, mestranda em Comunicação e Informação, PPGCOM/UFRGS.

  • Inscrições até 17/07 – VAGAS LIMITADAS!
  • Fone: (48) 3354-0971
  • cursos@empregosecia.com

OBJETIVO: Pensar a prática jornalística de uma maneira complexa e inclusiva, visando contribuir para o empoderamento dos jornalistas enquanto agentes para a transformação social.

PÚBLICO ALVO: Jornalistas, estudantes de jornalismo e público interessado em geral.

PRÉ-REQUISITOS: Ser sensível às questões socioambientais. Disponibilidade para o diálogo e para a reflexão profunda e transformadora. Vontade de repensar as práticas jornalísticas e questionar os paradigmas.

PROGRAMA:
• As quatro ecologias
• História do jornalismo ambiental e sua vinculação ao movimento ecológico.
• Epistemologia do jornalismo ambiental.
• Os problemas ambientais da região e bons exemplos de projetos sustentáveis.
• Construção de pautas para reportagens- As melhores serão publicadas na EcoAgência.
• Atividades práticas.

MATERIAIS INCLUSOS: Pasta, bloco de anotações, caneta, apostila e certificado

SOBRE O NÚCLEO DE ECOJORNALISTAS

O NEJ foi o primeiro núcleo de jornalismo ambiental do Brasil. O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJ/RS, com sede em Porto Alegre, foi fundado em 22 de junho de 1990 e é o pioneiro no país. Hoje o NEJRS é uma ONG que se constitui em referência nacional sobre jornalismo ambiental, com participação ativa nos principais eventos relacionados ao tema. Em 1993, os integrantes do Núcleo já estavam em contato com jornalistas especializados em meio ambiente de 55 países, a partir do I Congresso da Federação Internacional de Jornalistas de Meio Ambiente, que aconteceu de 3 a 4 de novembro de 1994, no Palácio da Unesco, em Paris.
A partir da experiência do NEJ/RS outros núcleos brasileiros surgiram e foi por iniciativa do núcleo gaúcho que se criou a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (1998). Mais tarde, em 2000, o NEJ/RS esteve à frente também do surgimento da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e do Caribe (RedCalc). Por sua atuação, o NEJ/RS é hoje uma organização com credibilidade não somente no meio do jornalismo ambiental, mas também entre as ONGs, entidades, ambientalistas, pesquisadores, instituições públicas e privadas de meio ambiente de todo o país.
 
Atuação
 
O NEJRS tem como sua principal expressão e instrumento de atuação a Ecoagência, uma agência de notícias ambientais sem fins lucrativos, criada em 2003 pelos ecojornalistas gaúchos para cobertura das pautas ambientais do Fórum Social Mundial. A EcoAgência produz e distribui material jornalístico sobre meio ambiente, para livre e ampla reprodução, contribuindo para a democratização da informação e o fortalecimento da causa ambiental.
 
O NEJ/RS também mantém o programa de Rádio Sintonia da Terra, na Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e que vai ao ar às quintas-feiras, às 10h05min. Produzido e editado pela jornalista Danielle Sibonis, o programa é disponibilizado para download no portal da EcoAgência, sendo reproduzido gratuitamente pelas rádios comunitárias do Estado, principalmente.
 
Além disso, o NEJ/RS promove as Terças Ecológicas, um evento mensal, que reúne especialistas em determinado tema ambiental para debates abertos ao público.
 
O NEJ/RS realiza ainda cursos de formação e qualificação de jornalistas para pautas de meio ambiente. Entre os vários eventos já realizados destacam-se os Cursos de Ecologia para Jornalistas (preparatório à Rio-92), em 1992; o Papel da Imprensa nos Desastres Ambientais, em 1993 e de Meteorologia para Jornalistas, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Centro de Previsão do Tempo e Climatologia (INPE/CPTEC) de São Paulo, em 2008. Em 2010, o NEJ promoveu o curso “Desafios do Meio Ambiente”, quando trouxe a Porto Alegre o jornalista Hernán Sorhuet, colunista do jornal uruguaio El País, que cobre meio ambiente há vários anos, além do professor Rualdo Menegat.
 
Ainda em 2010, o Núcleo promoveu o curso “Produtos de consumo e a eco-lavagem cerebral” com o engenheiro agrônomo Luiz Jacques Saldanha, sobre produtos de limpeza e higiene. Em 2011, foi realizada uma formação em “Jornalismo Científico e Ambiental”, com o jornalista Marcelo Leite e o professor Wilson da Costa Bueno.
 
Foi também por iniciativa do NEJ/RS, através da atual coordenadora do núcleo, professora de jornalismo Ilza Girardi, que a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS) tornou-se, em 2003, a primeira faculdade brasileira a criar uma cadeira de Jornalismo Ambiental em seu currículo.
 
Em 2005, o NEJ/RS foi um dos realizadores do 1º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, acontecido em Santos, em São Paulo, com a coordenação do Núcleo Paulista de Jornalismo Ambiental. Em 2007, o NEJ/RS foi o realizador do II Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, em Porto Alegre, com cerca de 500 jornalistas participantes do Brasil e do exterior (membros da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe).

 

Fonte: http://www.garopabamidia.com.br/noticias/titulo/4919/curso-de-jornalismo-ambiental-no-gaia-village

Advertisements

Autor: Redação

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s