Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Portal Envolverde, 16 anos de jornalismo ambiental

Deixe um comentário

Envolverde Portal Envolverde, 16 anos de jornalismo

No dia 8 de janeiro de 1998 uma pequena equipe de jornalistas colocou no ar o site www.envolverde.com.br com o objetivo de mudar o foco das pautas tradicionais do jornalismo da grande mídia e oferecer um olhar mais social e ambiental sobre os diversos temas da realidade brasileira e mundial. Com profissionais especializados em economia e meio ambiente, a Envolverde nasceu como uma agência de notícias que distribuía diariamente cerca de quatro a cinco reportagens e artigos para um mailing de quase dois mil jornalistas de todo o Brasil.

Além de ser um dos mais antigos sites de notícias do Brasil, o modelo de distribuição de conteúdos da Envolverde também inovou à época, abrindo mão de direitos autorais a partir de um conceito então chamado de “Copyleft”, que permitia a livre reprodução dos conteúdos desde que preservados o nome do autor e a fonte. Os textos publicados na Envolverde estiveram entre os primeiros do Brasil a permitir essa livre utilização por outras publicações, eletrônica ou impressa.

A primeira grande parceria realizada pela equipe da Envolverde foi com a agência Inter Press Service (IPS), uma organização de jornalistas que mantém correspondentes em mais de cem países. Seus textos, traduzidos ao português, formam os primeiros materiais distribuídos através da site da Envolverde, e com eles chegou, também, o serviço de colunistas da IPS, que nos brindou com textos de grandes nomes como Eduardo Galeano, Mario Soares, Al Gore, Príncipe Charles, Hezel Henderson, Roberto Sávio, Leonardo Padura, Mikhail Gorbachev e muitos outros.

A parceria com a IPS trouxe, também, o Projeto Terramérica, um periódico que circula desde 1995 em países da América Latina e Caribe, e que foi criado com o apoio dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), e conta atualmente com o apoio do Banco Mundial. A IPS sempre foi o principal modelo seguido pela Envolverde, um jornalismo comprometido com a sustentabilidade e com o desenvolvimento humano, além de ampliar a cobertura de regiões e temas muitas vezes abandonados pela grande imprensa.

Muitas pessoas contribuíram nestes 16 anos para que a Envolverde chegasse a esse momento, uma referência no Brasil quando se fala em jornalismo e sustentabilidade, assim como muitas outras organizações e empresas que apoiaram e apoiam esse projeto premiado, vencedor por duas vezes do Prêmio Ethos de Jornalismo, em 2006 e 2008, e eleito pelo Ministério da Cultura como um “Ponto de Mídia Livre”.

Entre os muitos profissionais que passaram pela redação da Envolverde todos foram importantes para o crescimento e consolidação do projeto, mas creio que vale destacar os jornalistas Nanci Vieira, Wilson Bispo, Fernanda Lucena, Nelson Rocha, Avelino Alves, Tatiane Oliveira, Fátima Cardoso, Nádia Fossa, Efraim Neto, Monica Paula, Neuza e Celso Bacarji, além da atual equipe formada pela Juliana Guarexick, Alice Marcondes e Savio de Tarso. Certamente se comete injustiças ao não citar todos os profissionais que passaram pela redação da Envolverde, mas a lista seria imensa. Na área administrativa a Envolverde pode contar com o valioso apoio da Marlene Cunha, no início, e desde 2003 do atual diretor administrativo Fábio Salama, responsável pela estruturação e consolidação do projeto Envolverde. Também desde 2003 a direção de relacionamento está ocupada pela Ana Maria Vasconcellos, que trabalha na construção de parcerias e mantém contato com os leitores e públicos de interesse da Envolverde.

Há outros parceiros fundamentais nessa história, desde 2009 a revista CartaCapital, para quem a Envolverde produz conteúdos sobre sustentabilidade e neste ano de 2014 vai atuar como curadora de todos os eventos da série Diálogos Capitais. Ouros parceiros fundamentais são o Portal Mercado Ético, sua Publisher Christina Carvalho Pinto e o editor Henrique Camargo, a Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) e o jornalista Vilmar Berna, a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, a revista Eco21, dirigida por Renné Capriles e Lúcia Chaib, o jornalista Rogério Ruschel e muitos outros companheiros de estrada, como o economista Ladislau Dowbor.

A Envolverde segue sendo um dos principais meios de comunicação que cobre temas relacionados ao meio ambiente, educação, infância e juventude, economia e saúde no Brasil e continua pautando a grande imprensa em diversos desses assuntos através de nossos textos próprios e de centenas de colaboradores que diariamente emprestam ao site o brilhantismo de suas ideias e o árduo trabalho de reportagem.

Mas nada disso seria suficiente para garantir o sucesso desse projeto sem os leitores que sempre acompanham o Portal Envolverde e contribuem para o aprimoramento do jornalismo da Envolverde.

Informações sobre a Envolverde

  • Boletim Diário – 15 mil assinantes
  • Notícias Diárias – 20 novos textos
  • Presença na Internet – 300 mil post (busca Google)
  • Facebook – mais de 41 mil fãs
  • Twitter – mais de 14 mil seguidores
Para visitar a Envolverde: www.envolverde.com.br

por Equipe da Envolverde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s