Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Semana de Jornalismo Ambiental do Estadão: inscrições até 26/5

Deixe um comentário

Especialistas em meio ambiente, ONGs que lutam pela preservação do planeta e jornalistas que cobrem o setor estarão reunidos em São Paulo de 3 a 6 de junho para a Semana Estado de Jornalismo Ambiental. Serão quatro tardes de palestras no auditório do Grupo Estado com discussões sobre o impacto das mudanças ambientais nos grandes centros urbanos, a preocupante escassez de água e as políticas ambientais.

Podem participar da Semana Estado de Jornalismo Ambiental alunos de todas as universidades de jornalismo do País. As inscrições devem ser feitas diretamente com os coordenadores dos cursos, de 13 a 26 de maio. Durante a semana será divulgado o tema para o Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental. Poderão participar do concurso os universitários que tiverem 100% de presença nas palestras da Semana.
Para concorrer à premiação, os alunos receberão uma pauta no primeiro dia do evento e terão até as 18 horas do dia 10 de junho para produzir uma matéria. Dos textos inscritos, seis serão selecionados e no segundo semestre seus autores serão entrevistados por jornalistas do Grupo Estado, integrantes da Tetra Pak e um representante do meio acadêmico para escolha do vencedor do prêmio. As seis reportagens serão divulgadas no portal http://www.estadao.com.br e a matéria do ganhador será publicada também na versão impressa do Estadão.

REGULAMENTO – 2014

A Semana ‘Estado’ de Jornalismo Ambiental é uma iniciativa da S.A. O Estado de S. Paulo, destinada a ampliar o conhecimento de estudantes de jornalismo, proporcionando a aproximação com profissionais especializados, estimulando o debate de temas relevantes e garantindo mais qualidade na cobertura jornalística das questões ambientais, seguindo o presente regulamento, fixado no local de realização da Semana ‘Estado’ de Jornalismo Ambiental, de 03 a 06 de junho de 2014, e disponível no https://www.facebook.com/CursosEstadoDeJornalismo.

1º) A Semana ‘Estado’ de Jornalismo Ambiental será realizada em São Paulo, no auditório do edifício-sede da S.A. O Estado de S. Paulo.
2º) Poderão participar da Semana ‘Estado’ de Jornalismo Ambiental estudantes matriculados nas escolas regulamentares de Jornalismo de todo o país.
a) Só terão acesso às palestras os alunos que fizerem inscrição através da coordenação do curso de jornalismo da sua faculdade.
3º) Excepcionalmente, e na categoria de ouvintes, serão admitidas outras pessoas com interesse no tema.
4º) Para realizar a Semana ‘Estado’ de Jornalismo Ambiental, a S.A. O Estado de S. Paulo poderá obter apoio de empresas, interessadas em promover o debate e o aprimoramento da formação profissional do jornalista.
5º) Em relação ao item anterior, a S.A. O Estado de S. Paulo assegurará exclusividade enquanto durar o acordo.
6º) A Semana ‘Estado’ de Jornalismo Ambiental vai procurar complementar a formação do estudante da área, não conflitando em nenhum aspecto com o currículo oficial e não se caracterizando como curso regular.
7º) O certificado de participação na Semana ‘Estado’ de Jornalismo Ambiental será emitido no formato digital e enviado diretamente ao e-mail do aluno inscrito que registrar presença em 100% das palestras programadas.

IMPORTANTE! PARA ALUNOS DE OUTROS ESTADOS:
Todas as despesas que se fizerem necessárias – transporte, estada, alimentação etc. – para vir até a cidade de São Paulo e voltar à sua cidade de origem, bem como durante os dias do evento, serão de absoluta responsabilidade do aluno inscrito. No caso de ser selecionado como um dos finalistas, então terá as despesas de viagem e estada custeadas pelos organizadores do evento para participar do processo final de entrevistas e cerimônia de premiação.

SEMANA ESTADO DE JORNALISMO AMBIENTAL
Realização: 3 a 6 de junho
Horário: 14 às 17 horas
Local: Av. Eng. Caetano Álvares, 55 – Bairro do Limão – São Paulo/SP
Inscrições: diretamente na coordenação dos Cursos de Jornalismo de todo país
Período de inscrições: 13 a 26 de maio

Advertisements

Autor: Redação

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s