Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Oxfam oferece bolsas adicionais para concurso da ONU de reportagens sobre mudança do clima

1 Comentário

Proposta é conscientizar o público brasileiro sobre os efeitos negativos da mudança global do clima por meio da imprensa. Foto: Flickr/Roger H. Goun (CC)

 Lançado em agosto pelo PNUD, concurso ganha reforço para promover participação de jornalistas com bolsas adicionais. O concurso de reportagens é direcionado a autores de até 35 anos de países em desenvolvimento que desejam contribuir – local e internacionalmente – para maior conscientização pública sobre a mudança global do clima.

A organização internacional Oxfam apoiará o concurso de reportagens globais da Voice2Paris lançado em agosto pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), oferecendo três bolsas adicionais para os jornalistas participantes cobrirem a Conferência sobre Mudança Global do Clima da ONU, a COP21, que acontecerá em dezembro, em Paris.

“O concurso é uma oportunidade fantástica para conscientização dos impactos nocivos da mudança global do clima nas comunidades, e de potenciais oportunidades em países em desenvolvimento – vulneráveis à mudança global do clima. Isso é também uma ótima oportunidade para jornalistas jovens fortalecerem sua percepção sobre mudança global do clima e retratá-la não somente como uma questão ambiental, mas também como uma questão de justiça social e alívio da pobreza”, afirma Wang Binbin, gerente da equipe de mudança global do clima e pobreza da Oxfam Hong Kong.

O concurso de reportagens é direcionado a autores de até 35 anos de países em desenvolvimento que desejam contribuir – local e internacionalmente – para maior conscientização pública sobre a mudança global do clima.

Os autores das cinco melhores matérias serão convidados a comparecer e fazer a cobertura da COP21. O PNUD apoiará os dois vencedores melhor classificados, e a Oxfam, como um parceiro especial, cobrirá os custos da viagem e a diária dos autores dos outros três melhores artigos. As reportagens podem ser enviadas em inglês, árabe, chinês, francês e espanhol com tradução em inglês até o dia 11 de outubro de 2015.

“Damos boas-vindas à parceria com a Oxfam. Ela fornece ao PNUD apoio concreto para expandir as vozes dos países vulneráveis, ajuda a retratar a realidade da mudança global do clima e dá a chance a uma nova geração de jornalistas serem ouvidos durante a COP21”, afirma o diretor de mudança global do clima e redução de risco de desastres do escritório do PNUD para políticas e apoio a programas, Jo Scheuer.

Saiba mais sobre o concurso aqui.

(fonte)

(jbsa)

Advertisements

Autor: Redação

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

One thought on “Oxfam oferece bolsas adicionais para concurso da ONU de reportagens sobre mudança do clima

  1. Reblogged this on Comunicação Ambiente Sustentabilidade and commented:
    Concurso de reportagens sobre clima dará bolsas para jornalistas cobrirem a COP21 – Paris 2015.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s