Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Abertas inscrições para prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental

Deixe um comentário

Captura de Tela 2016-03-27 às 18.22.31

Até 15/8/2016, somente jornalistas com atuação no Rio Grande do Sul, registrados na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e estudantes devidamente matriculados em cursos de Jornalismo de qualquer universidade/faculdade do Rio Grande do Sul poderão se inscrever na 3a. edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental .

Cada profissional/estudante poderá participar com no máximo três trabalhos em cada categoria, que tenham sido publicados ou divulgados (isoladamente ou em série) em veículo com circulação ou atuação regular dentro do Estado. No caso de matérias com mais de um autor, todos os integrantes da equipe deverão ser identificados na ficha de inscrição, sendo que o prêmio ou troféu será entregue a um deles, indicado como “autor titular”.

O prêmio tem como objetivo incentivar a divulgação de experiências positivas, com destaque para a aplicação de novas tecnologias, em especial na área do saneamento ambiental, bem como esforços de empresas e entidades, escolas e universidades, pessoas e instituições públicas e privadas na busca de soluções para o setor.

O Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental é uma promoção conjunta da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem, e homenageia um dos pioneiros do movimento ecologista brasileiro, José Lutzenberger, nascido em Porto Alegre no dia 17 de dezembro de 1926, e falecido na mesma cidade aos 75 anos, no dia 14 de maio de 2002.

Atuou como agrônomo, escritor, filósofo, paisagista, ecologista e ambientalista, percorrendo o mundo para lutar pela preservação planetária. Ao longo de sua trajetória recebeu inúmeras distinções importantes, como o Prêmio Nobel Alternativo, a Ordem do Ponche Verde, a Ordem de Rio Branco, a Ordem do Mérito da República Italiana, entre outras. Foi fundador da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural e da Fundação Gaia. Foi Secretário de Meio Ambiente da Presidência da República do Brasil.

Podem concorrer trabalhos divulgados no período entre 1º de agosto de 2015 e 30 de junho de 2016. As inscrições estão abertas a partir do dia 24 de março e encerram-se às 18h do dia 15 de agosto de 2016. A solenidade de premiação está prevista para o mês de setembro, em dia e local a serem confirmados (conforme informações na Regulamentação, em PDF).

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s