Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Instituto do Meio Ambiente de SC lança prêmio de jornalismo ambiental

Deixe um comentário

Serão reconhecidas reportagens sobre meio ambiente publicadas na imprensa catarinense em cinco categorias

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) lançou nesta terça-feira (26/6) a 11ª edição do Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental. O lançamento será durante o jantar Pautas e Panelas, da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). As inscrições poderão ser feitas a partir de quarta-feira (27) e vão até o dia 12 de outubro.

O Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental premia as melhores reportagens sobre meio ambiente publicadas na imprensa catarinense em cinco categorias: mídia impressa (jornal e revistas), radiojornalismo, telejornalismo, internet e fotojornalismo. Os trabalhos devem ter sido publicados entre 16 de outubro de 2017 e 7 de outubro de 2018. Os vencedores estaduais em cada categoria ganham R$ 7 mil e o segundo lugar R$ 5 mil.

O Presidente do IMA, Alexandre Waltrick Rates, comemora o sucesso do prêmio e faz um convite especial aos jornalistas. “O contexto ambiental vai muito além da preservação. Por isso proponho aos jornalistas que busquem a produção de matérias que mostrem iniciativas de educação e gestão ambiental”, comenta Alexandre.

O diretor Administrativo da Engie, patrocinadora do prêmio, ressalta a importância da iniciativa. “Somos parceiros do Prêmio IMA de Jornalismo desde a primeira edição e é gratificante ver que a iniciativa já faz parte do calendário dos jornalistas catarinenses. Durante todos esses anos os trabalhos só melhoram de qualidade, o que mostra a preocupação dos jornalistas com as causas ambientais. Estamos ansiosos pelo material de 2018”, afirma Júlio César Lunardi.

As inscrições para a 11ª edição do Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental podem ser feitas pelo site e os materiais entregues nas 16 Coordenadorias Regionais do IMA ou na sede da instituição, em Florianópolis.

O prêmio é patrocinado pela Engie Energia e conta com apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, EDP Brasil e Celesc Geração.

Prêmio IMA

Assim como a instituição, que desde dezembro de 2017 passou a ser Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em substituição à Fatma (Fundação do Meio Ambiente), o prêmio também ganha novo nome e identidade visual, porém mantém o conceito: reconhecer e premiar os trabalhos jornalísticos que destacam a valorização do meio ambiente, especialmente, por meio da educação ambiental.

Ao longo de 10 anos, o Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental se consolidou como um dos mais importantes concursos do segmento. A partir da 11ª edição, agora como Prêmio IMA, busca crescer mais ainda no intuito de valorizar a atuação dos veículos de comunicação que, por meio de reportagens e notícias, divulgam e difundem as atividades e iniciativas que são fundamentais para a conscientização e preservação dos recursos naturais.

 

Anúncios

Autor: Redação

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s