Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Jornalismo e diversidade: chamada pública para autoria de livro colaborativo

Deixe um comentário

Captura de Tela 2018-12-17 às 13.31.00A organização Hostwriter.org, sediada na Alemanha, congrega mais de quatro mil jornalistas no mundo todo e incentiva-os a cooperar entre si. Essa abrangência internacional trouxe à organização um aprendizado único: o valor da diversidade no campo do jornalismo.

Entretanto, a face contemporânea das redações ainda é representada por vozes ocidentais, brancas e masculinas – quase sempre em grupos sociais privilegiados. Nesse contexto, será mesmo possível acreditar que esse jornalismo traz em sua essência valores de neutralidade, imparcialidade e objetividade? Dificilmente. Com um jornalismo produzido por grupos historicamente privilegiados, as narrativas convencionais raramente conseguem captar toda a riqueza de um mundo cada vez mais diverso e complexo.
Racismo, sexismo, discriminações diversas, e incompreensões as mais variadas são apenas alguns dos desafios enfrentados em redações pelo mundo afora. São posturas que classificamos como “enviesamento inconsciente”. Acreditamos que a publicação de um livro acerca do tema seja um importante primeiro passo para chamar a atenção da sociedade quanto aos desafios relacionados a esse cenário. Queremos derrubar as barreiras desse dogmatismo involuntário e, assim, construir um jornalismo mais diverso e mais fiel à complexidade do mundo que descrevemos. Essa é a ideia do projeto “Unbias the news”. Nossos objetivos são:

  • Chamar a atenção para o fato de que a falta de diversidade no campo do jornalismo é um desafio a ser superado; a diversidade não é uma escolha, mas uma necessidade para a produção de conteúdos de qualidade;
  • Refletir sobre possíveis modelos de jornalismo nos quais a diversidade seja um valor intrínseco.

Convocamos jornalistas, acadêmicos e demais interessados para contribuir com a publicação de um livro acerca do tema. Autores de todas as regiões do mundo são encorajados a participar. Basta enviar uma breve proposta (50 a 100 palavras), até o dia 15 de janeiro de 2019, para o email diversity@hostwriter.org. Propostas serão aceitas em espanhol, inglês, francês, alemão e árabe. Os autores selecionados irão trabalhar em parceria com um editor regional – para a produção de um texto final a ser entregue no final de fevereiro de 2019.

Que tipos de contribuições procuramos?

– Relatos de experiências em primeira-mão envolvendo discriminação ou falta de diversidade no jornalismo;
– Argumentos, opiniões ou ideias para tornar o jornalismo mais diverso e inclusivo;
– Textos criativos ou ensaios acadêmicos acerca do tema;
– Relatos de campo acerca de desafios enfrentados por jornalistas que foram impedidos de realizar sua tarefa por razões relacionadas a preconceitos ou barreiras de outras naturezas (emissão de vistos para determinados países, por exemplo).

Serão selecionados 30 textos e os autores serão compensados financeiramente.

Autores brasileiros podem tirar suas dúvidas com o editor regional para Brasil e América Latina pelo email henrique.kugler@gmail.com.

Link para a chamada original, em inglês: https://blog.hostwriter.org/call-for-pitches-unbias-the-news/

Anúncios

Autor: Redação

Jornalista, Porto Alegre, RS Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s