Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Belo Horizonte: Jornalista inglês ministra conferência sobre a crise mundial da água

Deixe um comentário

Captura de Tela 2019-11-11 às 10.02.29.png

O jornalista e escritor inglês Fred Pearce ministra nesta quarta, dia 13, a partir das 10h, no auditório B107 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3),  na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (como chegar) a palestra Quando os rios secam: a crise mundial da água e como resolvê-la, com tradução simultânea.

Na comunicação, o veterano jornalista, especializado em cobertura de ciências ambientais, vai reportar os dados que reuniu no seu premiado livro homônimo (When the rivers run dry: the global water crisis and how to solve it), publicado no ano passado.

Na reportagem, Pearce explora a crise de água ao redor do mundo, abordando tanto os aspectos ambientais relacionados a ela como os sociopolíticos, em particular as guerras que têm sido travadas em razão de sua escassez.

Pearce tem-se dedicado a investigar a vida dos rios nos últimos 30 anos, período que coincide com a sua atuação como consultor ambiental da revista semanal britânica New Scientist e como jornalista freelancer de veículos como Yale e360, The Guardian e a própria New Scientist. Além de When the rivers run dry, Pearce também publicou The New Wild: Why invasive species will be nature’s salvation, obra em que discute como a introdução de espécies exóticas pode colaborar para a regeneração de ecossistemas, em um tempo de mudanças climáticas e forte desmatamento.

Guerra por alimentos

Ainda se destacam, em sua obra, os livros The land grabbers: the new fight over who owns the earth, sobre a crescente compra de imensos terrenos (alguns da dimensão de pequenos países) por bilionários, um movimento de preparação para uma futura guerra por alimentos, e Earth then and now: amazing images of our changing world, que reúne 300 fotografias que mostram, em paralelos “antes/agora”, a impressionante transformação vivida pelo mundo em razão de fatores como a industrialização, a urbanização, os desastres naturais, o turismo e as guerras.

A palestra de Fred Pearce integra o Programa Visitas Internacionais do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. Serão emitidos certificados para quem se inscrever e assinar a lista de presença no dia do evento. As inscrições podem ser feitas por meio deste link ou no site do IEAT.

 

Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s