Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Bolsas a jovens jornalistas para reportagens sobre ciência, saúde e meio ambiente

Deixe um comentário

Jornalistas interessados ​​em construir carreiras em reportagens sobre ciência, saúde e meio ambiente podem se candidatar a novas bolsas transversais destinadas a fornecer treinamento, networking, mentoria, novas fontes e ideias para matérias, ao mesmo tempo que lhes permite permanecer em seus empregos.

Os candidatos  devem ser jornalistas em início de carreira, residentes nos Estados Unidos – funcionários ou freelancers – com pelo menos dois anos de experiência profissional. As inscrições vão se encerrar em 10 de maio de 2021.

National Science-Health-Environment Reporting Fellowships é uma colaboração inédita do Conselho para o Avanço da Redação Científica (CASW), da Associação de Jornalistas de Saúde (AHCJ) e da Sociedade de Jornalistas Ambientais (SEJ). As bolsas de um ano estão abertas a jornalistas em início de carreira interessados ​​em cobrir qualquer uma ou todas as três áreas.

Cientes de que a economia da mídia em rápida mudança torna mais difícil do que nunca construir uma carreira como jornalista especializado, as três organizações buscam capacitar jornalistas a fazer reportagens rigorosas sobre tópicos complexos e buscar uma ampla variedade de oportunidades de trabalho e histórias. O projeto também visa aumentar a equidade e a diversidade nessas áreas do jornalismo, oferecendo uma oportunidade prática e eficaz para a grande maioria dos jornalistas que não podem pagar o custo ou o tempo necessário para a formação acadêmica em jornalismo especializado.

O projeto piloto, financiado pelo Departamento de Educação Científica do Howard Hughes Medical Institute e pela Fundação Gordon e Betty Moore, fornecerá 12 bolsas. O programa é dirigido especialmente a jornalistas freelance e funcionários com entre dois e 10 anos de experiência profissional em reportagem.

Nossa sociedade está inundada de desinformação e equívocos sobre a ciência e o processo da ciência”, disse Sean B. Carroll, vice-presidente de educação científica do HHMI. “Ao apoiar contadores de histórias talentosos de diversas origens, essas novas bolsas prometem fortalecer o jornalismo baseado em fatos em comunidades nos Estados Unidos.”

Holly Potter, diretora de comunicações da Fundação Moore, acrescentou: “Essas bolsas de estudo abrangentes apoiarão jornalistas que cobrem algumas das questões mais críticas de nosso tempo – conservação, saúde e ciência. A natureza transversal de seu treinamento reflete a realidade de nosso mundo interdependente e oferecerá uma oportunidade sem precedentes para que eles relatem com o mesmo nível de rigor além dos limites das disciplinas”.

Ao longo de um ano com início em julho de 2021, bolsistas selecionados participarão de workshops, um bootcamp de relatórios, viagens de campo de vários dias e webinars, com os detalhes e o calendário de quaisquer atividades presenciais ajustados quando necessário em resposta à saúde diretrizes. Os bolsistas receberão apoio para comparecer a qualquer uma das conferências anuais das organizações parceiras e participar de networking adicional, desenvolvimento profissional e acesso a recursos.

Os bolsistas serão conectados por uma plataforma de rede online e acompanhados por mentores profissionais. Jornalistas independentes serão elegíveis para verbas de apoio a projetos.

As bolsas seguiram o modelo do Regional Reporting Fellowship Program do AHCJ, que formou 117 repórteres desde seu lançamento, há uma década. As atividades da nova bolsa serão coordenadas pela equipe da AHCJ trabalhando em colaboração com a CASW e a SEJ. O bootcamp de reportagem acontecerá no campus da Universidade de Missouri, enquanto workshops e conferências acontecerão em outras cidades do país.

As bolsas são um degrau essencial na escada para jornalistas que buscam uma carreira sustentável nas áreas de ciência, saúde e meio ambiente. Aumentar o acesso a treinamento e mentoria para jornalistas em início de carreira de comunidades sub-representadas no campo é a chave para a missão do SEJ. Por meio de programas inovadores e abrangentes como este, aumentamos e aprimoramos o jornalismo científico, de saúde e ambiental, apoiando os jornalistas que contam as histórias mais importantes do mundo.

“Esta bolsa abrirá portas e percepções inesperadas para este primeiro grupo de jornalistas, e este programa inovador aumentará as habilidades dos repórteres para cobrir essas questões muitas vezes diferenciadas e complexas”, disse Sadie Babits, presidente do SEJ. “Estou orgulhoso de que SEJ faça parte desta bolsa inaugural e estou ansioso para o jornalismo inspirado que virá desta bolsa.”

Veja os detalhes completos e inscreva-se aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s