Jornalismo Ambiental no Brasil e no Mundo

Notícias e conteúdos sobre a prática do jornalismo na área de meio ambiente no Brasil e no Mundo

Veículos – rádio, tv, jornal, revistas e internet

Estes links não esgotam o tema ´meio-ambiente´ na mídia. Há muitos outros saites de excelente qualidade que não são realizados por jornalistas e, por não preencher este simples critério,  não estão indicados abaixo, como, por exemplo Nosso Futuro Roubado.

Quaisquer sugestões, utilizem a página de contato 

Rádios

  • Programa Cidadania Ambiental (Rádio Ipanema Comunitária FM 87,9 – Porto Alegre) –  O programa semanal Cidadania Ambiental inédito é transmitido atualmente nas quartas-feiras, a partir das 20 horas. Aos sábados, a partir do meio-dia, o programa é retransmitido. É produzido e apresentado pelo jornalista João Batista Santafé Aguiar. Lothar Gutierrez opera como técnico de som.  Na pauta, normalmente uma grande entrevista. O PROGRAMA ESTÁ ATUALMENTE FORA DO AR. NO SITE DO PROGRAMA, EDIÇÕES JÁ TRANSMITIDAS.
  • Uirapuru Ecologia – Rádio Uirapuru, Passo Fundo, RS. Todos os sábados, das 11 às 12 horas. Pode ser escutado via internet – www. radiouirapuru.com.br
  • Salão Verde – pela rádio da Câmara de Deputados – Brasília-DF. Vai ao ar às segundas-feiras na Rádio Câmara, em Brasília. O programa é veiculado às 7h, com reprise às 11h05. Também está disponível em http://www.radio.camara.gov.br.  Desde 2006, é editado pelas Jornalistas Ana Raquel Macedo e Monica Montenegro.

Emissoras de TV

Na Internet

  • EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais – NEJ/RS – A EcoAgência foi fundada para viabilizar a cobertura do Forum Social Mundial de 2002, em Porto Alegre. Mais de dez jornalistas de todo o Brasil trabalharam voluntaria e gratuitamente para o esforço de cobertura do Fórum, destacando a atuação das ONGs ambientalistas. De lá para cá, a Agência de Notícias cresceu. É administrada e alimentada pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS.
  • O Eco – O Eco é um site de jornalismo ligado no meio ambiente. Trata de qualquer assunto. Mas seu ponto de vista é a conservação da natureza. Desta perspectiva editorial, está aberto às opiniões divergentes, acolhe controvérsias e estimula debates. Mas se interessa particularmente pelas pessoas que falem pelos bichos, as plantas e outras criaturas que não têm voz na política e nos meios de comunicação. Acha que as leis ambientais existem para serem cumpridas por todos os brasileiros, porque todos os brasileiros têm direito à saúde ambiental. (texto do próprio saite) http://www.oeco.com.br
  • Portal do Meio Ambiente – Agência REBIA de Notícias Socioambientais – A REBIA tem consciência de seu papel de resistência da cidadania ambiental. Tem por objetivo ampliar a voz da cidadania socioambiental atuante nas organizações da sociedade civil que muitas vezes enfrenta um bloqueio das mídias de mercado para suas idéias e ações, especialmente quando oferece resistência ao modelo predatório e injusto de desenvolvimento – o mesmo modelo que financia as mídias de mercado – e a favor de outro modelo, sustentável e solidário. http://www.portaldomeioambiente.com.br
  • Revista Ecológico – Diferentemente do jornalismo tradicional e diário, a Ecológico se destaca pelo tom amoroso – e ao mesmo tempo analítico – de suas reportagens e a beleza das fotografias, aliados a uma diagramação dinâmica. Esses diferenciais são apontados por parceiros e anunciantes como fatores essenciais por terem escolhido a Ecológico para divulgar suas marcas.
  • Folha do Meio Ambiente Desde 1989 um grupo de jornalistas brasileiros, liderados por Silvestre Gorgulho, firmou um compromisso solene de fazer um jornal que discutisse os temas ambientais e pudesse ajudar na luta por um futuro comum mais sadio. Um jornal que lutasse pelo resgate da cidadania, pelo uso racional dos recursos naturais, pela educação e conscientização dos habitantes desse planeta. E assim, em junho de 1989, nascia a Folha do Meio Ambiente, dois anos antes da Conferência da ONU, no Rio de Janeiro, a ECO-92.

Revistas

  • Revista do Meio Ambiente – da REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a missão de contribuir para a formação e mobilização da Cidadania Ambiental planetária através da democratização da informação ambiental e da educação ambiental, com atuação em todo o território nacional.

 

Anúncios

2 thoughts on “Veículos – rádio, tv, jornal, revistas e internet

  1. Olá!

    Eu e a colega Mônica Montenegro editamos desde 2006 um programa radiofônico de meio ambiente, o Salão Verde, que vai ao ar às segundas-feiras na Rádio Câmara, em Brasília. O programa é veiculado às 7h, com reprise às 11h05. Também está disponível em http://www.radio.camara.gov.br.

    Abraço,
    Ana Raquel Macedo

    Salão Verde- o meio ambiente nas ondas do rádio
    Rádio Câmara- FM 96,9 Mhz, Brasília/DF
    http://www.radio.camara.gov.br
    anaracsj@hotmail.com
    anaraquel.ferreira@camara.gov.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s